DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE ESGOTOS
A degradação das redes de esgotos é normal e deriva de vários fatores, incluindo da acção das intervenções de manutenção de desentupimentos anteriores, do uso de produtos químicos e da deslocação das argamassas. No exterior, em jardins e locais semelhantes, pode ainda ser originada pela acção de raízes de árvores e plantas.
Usualmente as infiltrações e fugas da rede de esgotos são difíceis de notar, principalmente quando a sua natureza é esporádica. Isto sucede porque, não se tratando de uma rede pressurizada, muitas vezes as fugas apenas acontecem quando a pressão ou peso se altera por conta de alterações acentuadas de caudal. Assim sendo, pode existir uma maior dificuldade na detecção do problema que está a causar a fuga.
Sendo impossível reproduzir o problema que motiva a fuga, já que não são redes pressurizadas, o diagnóstico deste tipo de problema pode ser complexo, sendo normalmente necessário recorrer à introdução de um cabo óptico para realizar uma vídeo inspecção. Pode também recorrer-se a colorantes, à insuflação de águas quentes ou mesmo a balões de tamponamento.
A vídeo inspecção é usualmente o método que permite a localização do ponto de ruptura e a sua solução. Ainda assim, vale a pena salientar que nem todas as tubagens oferecem igual dificuldade e que, por isso mesmo, a precisão dos processos é variável. Afinal, é muito diferente o trabalho realizado num esgoto com 5 metros de extensão a 50 cm de profundidade ou um esgoto de 100 metros de extensão a 3 metros de profundidade.
Apesar das diferenças que existem de trabalho para trabalho, a vídeo inspecção costuma compensar, já que a alternativa seria a substituição integral da tubagem.