DETECÇÃO FUGAS ÁGUA EM REDES DE ABASTECIMENTO
Poupar e preservar a água no planeta é fundamental, já que este é um dos recursos mais importante para o mundo. Uma vez que a vida na Terra depende da água, a acção no sentido de poupá-la é um acto fundamental e que exige o esforço de todos.
As fugas nas redes de abastecimento de água domésticas são um imenso problema quando a questão é a poupança de água. Afinal, uma simples gota de água perdida por segundo, numa microfuga, gera 40 litros diários de água gasta.
Além disso, quanto mais pequena é a fuga, mais difícil poderá ser a sua identificação e detecção, o que gera, também, alguns constrangimentos.
Este, no entanto não é o único factor que dificulta o processo, havendo várias questões relacionadas com a anatomia da rede (como o tipo de material, a extensão e profundidade, os seccionamentos e os revestimentos) que podem, também, tornar o processo bastante complexo. A falta de seccionamento da rede ou as válvulas degradadas são exemplos de situações que tornam a detecção de uma fuga na rede de abastecimento muito complexa
Nem todas as detecções de fugas de água requerem o mesmo empenho, havendo situações mais simples e mais complexas e a avaliação de cada caso e situação é fundamental. Vale a pena recordar que, em algumas situações, estas fugas apenas se manifestam perante determinadas circunstâncias e que estas nem sempre são fáceis de reproduzir para compreender a origem do derrame.
Ainda que não exista forma de evitar uma margem de erro na análise, um dos métodos mais utilizados na detecção de fugas é o sistema de Ultrassons (hr), sendo esta uma forma de despiste bastante exacta. Ainda assim e embora a maioria das fugas se detecte com uma margem de precisão de até 1m2, as circunstâncias podem aumentar a margem até 5m2 ou mais.
Fugas em Redes de Abastecimento de água e sua detecção
Uma equipa de profissionais especializados e em formação contínua, com o melhor equipamento e capacidade de manuseamento do mesmo é ideal para que se consiga dar resposta a cada situação.
A melhoria diária dos serviços, bem como a vontade e empenho em continuar é o que permite a resolução destas situações, contribuindo para a realização pessoal e institucional.