Reabilitação de Esgotos
O desgaste da canalização é muito comum. Os canos, os colectores e as tubagens sofrem os efeitos do tempo e o mais natural é que acabem por se degradar.
Ainda que o surgimento de danos seja normal – principalmente se considerarmos que a sua localização é, muitas vezes, em vias de tráfego intenso, debaixo de parques industriais ou de caminhos de ferro – a verdade é que, de todas as vezes que um problema surge, é necessário avaliá-lo de forma individual. A ponderação das formas de reabilitação destas tubagens degradadas necessita de ser, pois, realizada de forma eficaz e rápida, para evitar que a paragem das vias gere custos excessivos.
O processo de recuperação dos canos tem, por isso, de acontecer de forma cirúrgica e tão simples quanto possível, sempre que possível evitando procedimentos invasivos e destrutivos.
A recuperação das tubagens exige, por isso mesmo, que quase sempre se recorra à inspecção por vídeo de alta resolução, para identificar com clareza a origem do problema e permitir uma acção adaptada à situação, com os melhores equipamentos para cada caso concreto.
A avaliação do problema por inspeção de vídeo costuma, nestas circunstâncias, recorrer a um robot de cabeça rotativa, que permite ver o interior da tubagem em todos os ângulos e identificar as rupturas existentes. Antes da introdução deste mecanismo é ainda importante garantir que o cano está desimpedido e limpo, sendo usado, por norma, um hidrojacto de alta pressão para o efeito.
Quando o técnico tem acesso ao diagnóstico de análise da inspecção em vídeo, o tipo de reabilitação a realizar é definido. Os tipos mais comuns de reabilitação são a reabilitação contínua e a reabilitação ponto a ponto. A reabilitação ponto a ponto é realizada, usualmente, quando se trata de pontos mínimos de 60 centímetros e consiste na introdução de um robot no cano, que fará a aplicação de uma manga de resina ponto a ponto, corrigindo quaisquer fissuras existentes e garantindo que a rede de saneamento é eficazmente reparada.
No final do processo de reabilitação de canos é ainda realizado um teste de estanquidade, sendo este necessário para garantir que o processo foi realizado de forma eficaz.