Desentupir Algerozes e Pluviais
Os algerozes e as caleiras também podem entupir, embora o entupimento destas estruturas seja, usualmente, menos frequente do que o entupimento de outros utilitários domésticos.
Ainda que seja mais raro, estes utilitários também podem entupir e a manutenção dos mesmos é fundamental, principalmente nas épocas em que chove mais, para que se garanta o correto escoamento da água e se evitem constrangimentos desnecessários na habitação.
Entre os problemas que podem manifestar-se na sua casa, decorrentes de uma manutenção insuficiente são as inundações de varandas e terraços ou as infiltrações em paredes da habitação.
Usualmente, o entupimento destas estruturas são a acumulação de detritos de origem animal (como dejectos), a aglomeração de resíduos vegetais (folhas, ervas ou musgo) ou ainda – de forma mais comum – o calcário.
Cada situação será, dependendo das suas caraterísticas, avaliada pelos profissionais para garantir uma acção rápida e eficaz sobre o problema. O meio mais comum para a resolução de algerozes entupidas é o hidrojacto de alta pressão, sendo este o método mais eficaz para remover o calcário que possa ter petrificado. Outros métodos, no entanto, podem também tornar-se essenciais, podendo ser até necessária a substituição das tubagens, caso a ruptura dos canos esteja iminente.
Para perceber melhor o risco de ruptura, a melhor alternativa é sempre a inspecção por vídeo com uma sonda localizadora, já que isto identificará o local preciso da obstrução e permite que a substituição da tubagem seja feita apenas no local onde o bloqueio se manifesta.