Desentupimento Prumadas Esgotos
Não é comum que as prumadas de esgotos entupam. Na verdade, quando esta situação se manifesta, usualmente as suas causas estão relacionadas com a utilização indevida das mesmas, com incumprimentos ou deficiências relacionados com a construção ou com o envelhecimento das estruturas e ruturas decorrentes deste.
Ainda que todas estas situações sejam possíveis, na grande maioria dos casos, o mau uso é o principal gerador do problema. Muitas pessoas, usuárias destes equipamentos, têm uma acção incorreta sobre os mesmos, descartando materiais indevidos na sua canalização. Em muitos casos, alguns dos materiais descartados apresentam rótulos que os apresentam como sendo 100% descartáveis (tais como toalhitas ou papel higiénico, por exemplo) quando, na realidade, estes não são totalmente biodegradáveis.
Quando este tipo de acção motiva o entupimento das prumadas, a sua expressão costuma manifestar-se, usualmente, na base das mesmas, sendo comum que o entupimento ocorra nas curvas para a linha das caixas de visita, localizadas no rés-do-chão dos prédios.
A manifestação deste tipo de situação é, com frequência, a subida das águas sujas, sendo que este retorno pode originar inundações e infiltrações que resultam em danos severos e prejuízos preocupantes quando não existe uma resolução atempada do problema.
Para evitar os constrangimentos decorrentes do problema, a acção imediata perante a identificação dos sintomas é essencial. O primeiro passo, perante esta identificação, será cortar o abastecimento de água do prédio e chamar um técnico especializado. Será ainda importante que tenha em mente que o entupimento das prumadas de esgotos, ainda que possa ser solucionado de forma relativamente simples, com recurso a uma espiral rotativa ou a um hidrojacto de alta pressão, poderá exigir igualmente uma posterior inspecção em vídeo, sendo esta a garantir o bom estado das tubagens e a permitir a reparação de eventuais danos.
Na manifestação deste tipo de problema é ainda recomendado que se limpe a linha de caixas até ao colector público, como forma de prevenção, para evitar que ocorram novos entupimentos e garantir que toda a rede de esgotos e saneamento funciona da melhor forma.