Desentupimentos de Esgotos
O entupimento de esgotos é algo que acontece com relativa frequência, sendo ainda mais regular e expectável quando a devida manutenção das estruturas não é devidamente realizada.
Existem vários factores determinantes nesta questão, sendo que influenciam o entupimento de esgotos elementos como a antiguidade da tubagem, as suas estruturas e mesmo a dimensão do imóvel. Por vezes, a ausência de caixa de visita e eventuais curvas acentuadas na tubagem podem promover esta situação, fazendo com que as estruturas de aço galvanizado ou de cerâmica se degradem pela falta de conservação.
Em algumas habitações, por não possuírem as caixas sinfónicas que permitem a melhor manutenção, alguns profissionais poderão encontrar um verdadeiro desafio. Soluções, no entanto, foram criadas para tentar resolver problemas neste tipo de situação, existindo formas diversas de realizar o desentupimento de esgotos, considerando todas as caraterísticas e desafios de cada situação.
O meio mais comum para a resolução deste tipo de problema é o hidrojacto de alta pressão. Este método, no entanto, é evitado nos desentupimentos interiores sempre que possível, já que pode originar derrames de água indesejados. No caso dos desentupimentos interiores é, por isso, usualmente utilizada uma espiral rotativa, o tiro de pressão de ar, a bomba de vácuo ou ainda os aspiradores industriais.
Algo muito útil neste tipo de circunstância e que pode ajudar a identificar a causa e a solucionar o problema do entupimento é o diagnóstico de vídeo, que é realizado caso o cliente assim o deseje ou a situação assim o exija. Este diagnóstico identifica eventuais problemas causados por factores externos (como movimentos de argamassas, por exemplo), corrosão ou outras circunstâncias que possam ser responsáveis pelas obstruções.