Desentupir Esgotos Cozinha
De todas as zonas da casa, a cozinha é o local mais propenso a apresentar situações de entupimento na canalização.
A canalização da cozinha não só é utilizada com grande regularidade como o tipo de actividade com ela relacionada motiva a acumulação de resíduos e decorrentes entupimentos.
Produtos de limpeza abrasivos, restos de comida e descargas de óleos são alguns dos exemplos de acções que geram o entupimento, já que os detritos se fixam nas tubagens, criando massas rígidas e que, com o tempo, tendem a calcificar.
Na maioria das situações, um profissional especializado não terá uma grande dificuldade em agir sobre um entupimento em canos da cozinha, tratando-se de um procedimento comum e simples. Esta simplicidade, no entanto, é por vezes complexificada por situações como a inexistência de uma caixa sinfónica ou cozinhas que tenham instaladas tubagens diferentes do padrão, com curvaturas e inclinações diferentes das regulares.
Estas situações podem dificultar o acesso ao local do entupimento e exigir que a identificação do local exacto do problema seja identificada com recurso a instrumentos técnicos distintos, tais como a inspecção por vídeo, já que apenas este mapeamento explicará a origem do problema.
Vale a pena destacar que, apesar de muito se falar em “soluções caseiras” para o entupimento, havendo um fácil acesso a produtos corrosivos e de acção química para o efeito, esta solução deve ser evitada. O uso destes produtos, bem como a manipulação das estruturas com ferros ou arames pode fazer com que as tubagens sejam danificadas, gerando problemas mais complexos e cuja solução pode ser mais difícil e mais dispendiosa.
De facto, para a própria segurança do utilizador, o melhor será sempre que se realize uma vídeo inspecção da rede de esgotos por um profissional e que seja feito um diagnóstico que permita uma resolução rápida, segura e profissional do problema.